Topo Ir para conteúdo

Igreja Paroquial do Muro

Igreja enquadrada num pequeno adro onde está também implantado um cruzeiro. Na sua envolvente próxima dispõem-se volumes outrora pertencentes ao passal, alguns dos quais com intervenções recentes, mas que conservam características da arquitetura vernacular.

O edifício da igreja, de traça simples, mas bem integrada na sua envolvente, apresenta corpo rebocado e pintado de branco com alguns elementos arquitetónicos e decorativos em granito aparente.

A fachada é marcada pelo vão da porta principal, em madeira, que encaixa numa moldura de granito com frontão interrompido, definido por volutas, no coroamento. No tímpano observa-se a seguinte inscrição “1766”. O remate da fachada é proporcionado por um frontão em arco canopial, limitado por volutas, porém nele se inscreve ainda um arco alteado, definido por granito aparente. No tímpano do frontão, no seu topo, rasga-se uma edícula com a representação escultórica de S. Cristóvão.

A torre sineira encontra-se adossada ao lado norte da fachada. O remate da torre é proporcionado por uma cúpula bolbosa, com cata-vento no topo.

No percurso que assinala o caminho antigo entre esta igreja e a capela de S. Pantaleão, encontram-se, além do cruzeiro da igreja, outros cruzeiros de via-sacra.